Por que os gatos ronronam? Veja o que dizem os cientistas

Você já pensou sobre o motivo por trás do ronronar de um gato? Surpreendentemente, esse som tem várias explicações por trás e pode até servir como um auxílio terapêutico para humanos.

Entenda o que é ronronar

Ronronar é um som emitido pelos gatos em alguns momentos do dia. Entretanto, muitas pessoas associam este hábito ao fato de os gatos estarem se sentindo felizes naquele momento. O som é muito peculiar, portanto, ele é muito fácil de ser reconhecido.

Este hábito dos felinos intriga muitas pessoas que buscam entender o real motivo dos gatos ronronarem. Pesquisadores apontam que o ronronar acontece na laringe, a partir de uma dilatação da glote. Após a dilatação, a glote começa a contrair. Essa contração libera um ar e todo esse movimento emite um barulho, o ronronar.

Um comportamento inato

Apesar dessa associação a felicidade, o ronronar é uma capacidade que o gato tem desde o seu nascimento. Alguns estudos mostram que gatos com apenas dois dias de vida já conseguem ronronar.

Existem algumas teorias de que os filhotes ronronam para chamar atenção de suas mães. E por meio deste som, a mães conseguem localizar seus filhotes para alimentá-los. E por isso, quando chegam a fase adulta, continuam ronronando durante as refeições.

Todos os gatos ronronam?

Na maioria das vezes, todos os gatos ronronam. Entretanto, pesquisas apontam que os gatos que não tiveram contato com suas mães durante a infância, não desenvolvem o hábito de ronronar. Já que esse hábito começa logo após o nascimento, e que se não for estimulado, eles não reproduzirão o ronronar na fase adulta.

Portanto, se o seu gato não ronrona, não é porque ele não gosta de você, e sim porque provavelmente ele não aprendeu a ronronar.

Afinal, por que gatos ronronam?

É muito comum as pessoas associarem o ronronar com o afeto que os gatos sentem por seus cuidadores, porque normalmente eles emitem esse som quando estão recebendo carinho. Mas é importante dizer que em alguns momentos os gatos ronronam porque estão insatisfeitos com alguma coisa ou quando estão sob estresse.

Veja alguns dos motivos que fazem os gatos ronronar:

  • Satisfação: todas as vezes que eles recebem carinho, eles ronronam para demonstrar que estão felizes e satisfeitos;
  • Fome: quando estão com fome, os gatos têm o hábito de ronronarem para chamar atenção de seus cuidadores. Ou seja, é uma maneira de avisar que está na hora da refeição;
  • Comunicação: alguns estudos apontam que o ato de ronronar é a maneira que o gato tem de se comunicar. A vibração do ronronar muda de acordo com a intenção do gato, ou seja, para demonstrar carinho é um tipo de ronronar e para demonstrar que está com fome é outro, por exemplo;
  • Dormir: os gatos costumam ronronar enquanto dormem. Isto se dá porque o ronronar suave durante o sono pode regenerar os ossos dos felinos, ou seja, facilitando o crescimento ósseo.
  • Cautela: é muito comum quando o gato ronronar quando vai explorar um ambiente desconhecido, por exemplo;
  • Dor: os gatos podem ronronar quando estão com dor, e até mesmo em casos de doenças graves. Além disso, os cientistas dizem que a vibração do ronronar pode ativar o sistema imunológico e consequentemente curar algumas doenças.

Benefícios do ronronar para os humanos

Os humanos também podem se beneficiar do ronronar dos gatos. Pesquisadores descobriram que quando os gatos estão ronronando no colo de seus cuidadores, o som do felino pode reduzir o estresse e, consequentemente, diminui os riscos de problemas cardíacos.

Além disso, o ronronar ajuda a revigorar o corpo, já que o vínculo dos gatos com humanos com seus cuidadores oferece uma sensação de conforto e bem-estar para ambos e, por isso, alivia o estresse e a ansiedade.

Você também pode gostar de ler:
Felinos – Características, Comportamento, Habitat, Alimentação, Reprodução

Jornalista formada pela Universidade Veiga de Almeida, Pós-graduanda em Gestão da Comunicação Digital e Mídias Sociais (pela IBMR) e Bióloga graduada pela Unigranrio. Interessada em tudo que envolve a escrita e os meios digitais.

Deixe seu comentário